terça-feira, 16 de abril de 2013

ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS - RADIAÇÕES

À medida que aprofundamos nossos estudos, tomamos conhecimento dos ricos e benefícios a que uma sociedade pode estar sujeita, pelo modo como aplica suas descobertas científicas. Ao estudar radioatividade, por exemplo, sabemos dos riscos a que estamos expostos, desde o contato com o material radioativo até os perigos decorrentes dos armamentos nucleares em todo o mundo. Um fato bem conhecido de todos, e que pode ser mencionado como um dos mais tristes exemplos de catástrofe em nossa humanidade, ocorreu quando os Estados Unidos detonaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, praticamente encerrando a Segunda Guerra Mundial.



Após o fim da Segunda Guerra Mundial, as pesquisas voltaram-se para o lado positivo da energia nuclear. Na década de 50 foram construídos os primeiros reatores nucleares, nos Estados Unidos. Basicamente, o reator nuclear é um sistema que realiza fissão nuclear de forma controlada e libera energia para ser utilizada na produção de energia elétrica. Ao contrário do que se imagina, um reator nuclear não pode explodir como se fosse uma bomba atômica, uma vez que trabalha com massas subcríticas de urânio. No entanto, há alguns focos de possíveis acidentes, todos localizados nos vários sistemas de refrigeração do reator. Os acidentes ocorridos nos reatores de Three Mile Island, na Pensilvânia (EUA, 1979), e o mais famoso, em Chernobil (Ucrânia, 1986), levaram muitos países a rever seus programas nucleares.

Outros aspectos positivos podem ser percebidos em casos como na agricultura, com a limpeza de alguns alimentos , com o uso de alguns elementos radioativos para matar bactérias e fungos, para haver diagnósticos e tratamentos de doenças. Em varias profissões a radioatividade pode ser um beneficio como na medicina que os isótopos são usados pra tirar a radiografia da condição dos nossos órgão internos , a Radioterapia também entre muitos outros benefícios que a radioatividade pode nos fazer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário