quarta-feira, 17 de abril de 2013

MEIA-VIDA DE UMA AMOSTRA RADIOATIVA - O QUE SIGNIFICA ISSO?

  • MEIA VIDA:
Chamamos de meia-vida ou período de semi-desintegração (p) o intervalo de tempo em que se desintegra a metade dos átomos radiativos de uma amostra. Observe a tabela abaixo:

INSTANTE
N° DE ÁTOMOS RADIOATIVOS
t = 0
N0
t = p
N0/2
t = 2p
N0/4
t = 3p
N0/8
t = xp
N0/6
fonte: Almeida, (2013).

Em determinado instante (t = 0), a quantidade de átomos radiativos é N0. Transcorrido um intervalo de tempo (t = p), temos a metade dos átomos radiativos iniciais (N0/2). Transcorrido outro intervalo de tempo igual a p, isto é, no instante 2p, o número de átomos radiativos será a metade do observado no instante anterior, ou seja, N0/4. Assim, sucessivamente, a cada intervalo de tempo igual a p, teremos a metade dos átomos radiativos do instante anterior. O intervalo de tempo p é a meia-vida ou período de semi-desintegração dos átomos radiativos da amostra. 

  • UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA PARA A MEIA-VIDA:
De acordo com o conceito de meia-vida pode-se dizer que a diminuição do número de átomos radiativos de uma amostra, em função da meia-vida, ocorre num decaimento exponencial.

N = N0 / 2X (x é expoente), 

onde N0 representa a quantidade da amostra no início do decaimento; N a quantidade de amostra atual em um tempo determinado p e x indica a quantidade de meias-vidas.

O interessante é que cada amostra radioativa apresentará a sua própria meia vida.

ALGUNS EXEMPLOS:

  • MEIA-VIDA DO CÉSIO-137: aproximadamente 30 anos
  • CARBONO-14: aproximadamente 5730 anos
  • URÂNIO-235: aproximadamente 700 milhões de anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário